-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



Como o PIX pode ser uma arma poderosa para aumentar o faturamento

Atualizado em: 26/01/2021

Por portal Forbes Money em 25.01.2021 - 

Se bem utilizado, o PIX pode ser uma arma poderosa para alavancar as vendas, o lucro e o capital de giro de um negócio

PIX, desenvolvido pelo Banco Central, chegou oficialmente na vida dos brasileiros em novembro de 2020 para facilitar a vida dos consumidores e dos proprietários de negócios. Caracterizado como um meio de pagamento eletrônico rápido, sem taxas para quem faz a transação e disponível 24 horas por dia nos sete dias da semana, a ferramenta tem sido um verdadeiro fenômeno de aderência – mesmo que ainda estejamos todos na fase de entender como ela funciona.

Se bem utilizado, o PIX pode ser uma arma poderosa para alavancar as vendas, o lucro e o capital de giro de um negócio. Segundo Elaine Shimoda, diretora de operações do Mercado Pago, fintech do Mercado Livre que oferece soluções de tecnologia financeira e conecta vendedores a compradores, “às vezes, a empresa não tem capital de giro. Com o PIX, ela recebe o dinheiro na hora que vende o produto, não precisa aguardar a compensação do boleto ou vários dias para compras feitas no crédito”.

A executiva acrescenta que a nova modalidade opera com taxas mais baixas, o que significa que os empreendedores podem aumentar sua margem de lucro e até oferecer um desconto aos clientes que optarem por ela.

Sobre a implementação do PIX na operação do Mercado Pago, a executiva diz que foi um desafio. “Tivemos nove meses desde o momento em que ele surgiu até quando passou a ser obrigatório. Tem toda uma questão de adequação tecnológica envolvida”, explica. Elaine comenta, ainda, que o resultado do uso da nova ferramenta foi positivo, uma vez que os ganhos para todos os envolvidos já puderam ser constatados a partir do primeiro dia. “A migração dos nossos usuários começou em dezembro, quando vimos muitas pessoas testando. Em janeiro, a aderência dobrou. É perceptível o valor e custo benefício do recurso.”

Veja, a seguir, seis benefícios do PIX para donos de negócios:

 

1. Dinheiro na conta em tempo real

Disponível 24 horas por dia e sete dias na semana, o PIX é um aliado para as empresas que carecem de capital de giro e dependem do pagamento das vendas feitas para continuar com as portas abertas e investir no negócio.

 

2. Praticidade

Todas as maquininhas e códigos QR do mercado estão integrados à nova ferramenta, que passou a ser uma oferta obrigatória desde 16 de novembro. Assim, os clientes podem realizar transações a partir de qualquer aplicativo de banco. Outro ponto positivo é que o pagamento pode ser feito antes mesmo do envio da mercadoria: lojas que costumam usar o WhatsApp para realizar vendas, podem, inclusive, usar o número de telefone para deixar tudo mais prático.

 

3. Redução de custo

Para os empreendedores, o PIX é uma ferramenta mais barata do que gerar boletos ou arcar com as taxas das transações via cartão.

 

4. Controle de caixa

Como qualquer aplicação de pagamento digital, a transação fica registrada. Assim, o empreendedor consegue ter mais controle financeiro sobre o que entra ao final do dia.

 

5. Mais opção para o cliente

A pandemia de Covid-19, pela necessidade, trouxe uma parcela da população para o mundo digital, principalmente o bancário. Com o PIX, o cliente tem mais opções para fazer pagamentos com a ferramenta por qualquer meio: maquinha, QR code, checkout nos sites de compra e até links. Tudo a uma chave de segurança de distância.

 

6. Segurança

A ferramenta foi desenvolvida para oferecer total segurança nas transações com base em regras de criptografia, processos de autenticação, assinatura digital e gestão dos certificados digitais. Desta forma, ela se torna tão segura quanto transações via TED ou DOC. Entretanto, o fator humano sempre é o principal ponto de inflexão para garantir a segurança total de uma operação.

Para garantir transações ainda mais seguras para qualquer usuário do PIX, é preciso atenção e educação da população. É preferível sempre evitar o compartilhamento desnecessário de informações pessoais, assim como garantir senhas seguras e validação por meio de biometria. Em compras realizadas pela internet, esteja atento a e-mails que peçam confirmações de chaves em nome de instituições financeiras, porque nenhuma delas realiza comunicação fora do aplicativo oficial.

 

Link original do conteúdo: https://forbes.com.br/forbes-money/2021/01/como-o-pix-pode-ser-uma-arma-poderosa-para-aumentar-o-faturamento/

 

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080