--
Se por um lado pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) aponta que 70% dos entrevistados pretendem continuar comprando pela internet em 2021, estudo da Criteo mostra que 69% dos entrevistados sentem falta de fazer compras em lojas físicas.
Entre os pontos que aparecem na pesquisa da SBVC para justificar a tendência de continuar comprando online, estão vantagens como o conforto para comprar sem sair de casa, promoções e maior variedade de produtos.
Claro, é preciso considerar que são estudos distintos, cada um com sua metodologia, mas ainda assim parece até um pouco irônico que apenas um ponto percentual separe essas duas constatações.
E então justifico porque acredito que os dados são complementares: ambos apontam uma direção em que o varejo só tende a ganhar se investir cada vez mais em experiências omnichannel.
Gradualmente, a tendência é que as pessoas se sintam mais confiantes para voltar a frequentar lojas físicas, mas isso não significa que todas elas estarão confortáveis com a experiência em função da realidade de distanciamento social. Em um contexto tão desgastante como esse, as reações individuais ao momento são obviamente distintas.
O que se deve ter em mente é que esse consumidor que retorna à sua loja não é o mesmo de antes da pandemia. E isso demanda que você também esteja preparado para proporcionar a ele a melhor experiência possível.
Sendo assim, o varejista sai à frente ao investir em alguns pilares que valem a pena pontuar:
Para auxiliar os varejistas a se prepararem para esse momento de tantas adaptações e transformações, a #Shipay oferece uma solução para facilitar o recebimento de pagamentos por carteira digital ou via PIX, com um hub que centraliza esses pagamentos. Isso facilita a operação de quem fica no caixa, assim como a conciliação das contas.