--
Artigo produzido pela nossa associada, Shipay -
A mudança de ano é sempre um período marcado por muita esperança, positividade e estabelecimento de metas para os meses que virão.
E depois de globalmente atravessarmos um ano de desafios contínuos, nada mais justo do que esperar um 2021 mais leve e positivo para todos.
A boa notícia para começar o ano é que os pequenos negócios no Brasil estão com projeções otimistas e mais positivas do que as perspectivas de pequenos negócios ao redor do mundo, segundo aponta estudo recente feito pela Visa.
Do total de pequenos negócios entrevistados no Brasil, 30% passaram a adotar pagamentos digitais sem contato em função da pandemia.
O investimento na adesão a pagamentos instantâneos e sem contato é uma das premissas para melhorar as vendas em 2021, tendo em vista que a pesquisa mostrou que 3 a cada 5 brasileiros (57%) consideram os pagamentos sem contato como uma das medidas de segurança mais importantes a serem seguidas pelas lojas. A preocupação dos brasileiros nesse sentido é significativamente maior do que a média global, que ficou em 46% dos entrevistados.
De acordo com a pesquisa, 84% dos pequenos negócios brasileiros entrevistados se disseram otimistas sobre o futuro dos negócios, percentual superior à média global, que foi de 75% dos entrevistados.
A postura otimista vem respaldada por mudanças de atitudes: o estudo também mostra que 84% dos pequenos negócios brasileiros tentaram uma nova abordagem para melhorar as vendas desde o início da pandemia de Covid-19, bem acima da média global, que ficou em 67%.
O estudo evidenciou também a importância dos varejistas cuidarem bem dos clientes mais próximos, uma vez que a pesquisa mostrou que 3 a cada 4 pequenos negócios brasileiros tiveram o suporte da comunidade local para manterem suas atividades.
Este é o momento de mostrar o reconhecimento por este apoio e estreitar o relacionamento com esses clientes, proporcionando experiências cada vez mais significativas para eles.
Entre as estratégias adotadas para manter as vendas aquecidas, o estudo mostrou que os pequenos negócios no Brasil também se destacaram em relação à média global.
A venda de produtos e serviços online foi adotada por 50% dos pequenos negócios brasileiros entrevistados, contra 27% na média global. As propagandas direcionadas por meio de redes sociais também foram adotadas por 50% dos pequenos negócios no Brasil, contra 28% na média global.
Nosso país também saiu à frente na oferta de entregas à domicílio, com 33% dos pequenos negócios entrevistados oferecendo essa opção, contra 20% na média global.
Para o ano que se inicia, a grande preocupação dos pequenos varejistas é atrair novos consumidores. Segundo a pesquisa, 64% dos entrevistados apontaram essa questão, contra 46% na média global.
Em seguida, vem o receio de não voltar a ter a mesma renda que tinham antes da pandemia (51%). Outros 23% temem fechar as portas e 18% têm receio de serem ultrapassados pela concorrência.
Esse é um panorama valioso para clarear a visão dos varejistas e reforçar a relevância que os pagamentos digitais podem ter para melhorar as vendas em um ano tão significativo como 2021.
A missão da #Shipay é ser parceira nessa jornada e oferecer aos varejistas soluções simples, integradas e que facilitem o recebimento de pagamentos por carteiras digitais ou via PIX.