“Dependendo do perfil da empresa, conseguimos fazer esse processamento às três horas da manhã. O robô fica monitorando essas informações e, assim que aberta a janela do Banco Central, a gente consegue fazer todos os pagamentos, retornar para o sistema os comprovantes e já dar baixa de tudo”, explica Marcelo Salomão Guimarães, diretor executivo do DotBank.
Além disso, o usuário pode acessar a plataforma através da integração com a Amazon. É possível, por exemplo, estar no carro e solicitar por voz o saldo bancário, as contas a pagar e fazer os pagamentos.
Segundo a companhia, somente com a Alexa, sem o conjunto de produtos do DotBank, não seria possível tomar as mesmas ações. Em casos que exigem uma segurança maior, como transferência de dinheiro e pagamento de contas, é exigida uma chave dupla de segurança.
O banco digital também está integrado ao e-commerce DotBank, que permite ao correntista ter um canal de venda direta na internet conectado ao Facebook, Twitter e Whatsapp, com sistema de comunicação direta pelo próprio aplicativo de comunicação.
“Entendemos que esse conjunto de banco + ERP + e-commerce + redes sociais + IoT + meios de pagamento são fundamentais nessa economia”, destaca Guimarães.
A nova plataforma foi toda desenvolvida dentro da empresa, pelo time de 14 pessoas que é responsável por todas as áreas computacionais do DotBank. A equipe conta com um desenvolvedor em cada função — como mobile, internet das coisas, programação web e programação de e-commerce.
As ferramentas serão disponibilizadas para todos os franqueados da rede, que já são 17 operando em oito estados. Cada um deles atua em home office como se fosse o gerente da agência em sua cidade, sendo responsável pelo contato, a prospecção e o relacionamento com os clientes.
Segundo o diretor executivo do DotBank, o novo sistema melhora de forma exponencial a experiência do usuário e, para o franqueado, permite que ele conquiste clientes cada vez mais rápido.
“A plataforma com o uso de inteligência artificial começa a compreender as atividades que usuários fazem e, num futuro muito próximo, começa a ajudar o usuário na gestão das atividades financeiras dele”, destaca Guimarães.
Para o futuro, a rede também trabalha com foco nas antecipações de recebíveis para auxiliar os empresários no capital giro.
Nos próximos meses, a empresa ainda deve lançar um meio de oferecer pagamento parcelado de contas em até 12 vezes para pessoas jurídicas e físicas que estejam com dificuldades financeiras.
Fundado em 2019, o Dot Bank tem sede em Birigui, interior de São Paulo, e oferece a abertura gratuita de conta bancária digital para pessoas físicas e jurídicas.