Solução da Shipay com a Porto Seguro tem adesão de mais de 130 mil clientes em menos de 20 dias

Artigo produzido pela associada, Shipay. 

Integração do PIX ao sistema da Porto Seguro permite que clientes de cartão de crédito liberem seus limites de forma instantânea a qualquer dia da semana.

Durante três meses de um trabalho árduo com muita parceria e espírito integrador, a Shipay e a Porto Seguro desenvolveram uma solução completamente inovadora para os clientes da seguradora. Dentro do próprio app da Porto, o cliente de cartão de crédito pode liberar seu limite de forma instantânea, pagando parte da fatura ou o valor integral usando o PIX. Em outras palavras, se você tem um cartão de crédito da seguradora e precisa da liberação do limite para fazer alguma compra ou pagamento, basta acessar o app da seguradora e terá a opção de pagar a fatura a qualquer dia da semana, em qualquer horário e ter o crédito liberado imediatamente. O grande papel da Shipay nesta solução foi integrar o pagamento do PIX direto no sistema da Porto Seguro. O sucesso do produto foi tão instantâneo quanto à funcionalidade: em menos de 20 dias, foram cerca de R$ 150 milhões transacionados, e mais de 130 mil clientes utilizando a solução.

O serviço foi desenvolvido dentro do Oxigênio, que é o programa de inovação aberta da própria Porto Seguro. Um dos pilares que sustenta a Shipay desde o início da nossa história é o espírito colaborativo. Desde que iniciamos nossa operação, com o foco de simplificar os pagamentos digitais para os nossos clientes e parceiros, já sabíamos que isso ia além de desenvolver tecnologia de ponta. Existe um passo anterior a este em todas as nossas parcerias: calçar os sapatos dos nossos parceiros e entender quais são as dores e dificuldades que eles enfrentam em seus nichos de mercado. Foi dentro dessa premissa que surgiu a parceria entre Shipay e a Porto Seguro, que resultou em um produto 100% inovador e aderente às necessidades tanto da seguradora quanto do cliente.

“Dentro do programa Oxigênio, a Shipay, em conjunto com os executivos da Porto Seguro, conseguiu co-criar uma solução que une a nossa capacidade de integrar o mundo de pagamentos digitais com o mundo físico, com as competências da Porto Seguro. A seguradora tinha uma grande dor, que era encontrar uma forma muito rápida de permitir que seus clientes de cartão de crédito tivessem acesso aos pagamentos digitais de maneira integrada com seus sistemas internos”, explica Luiz Coimbra, Co-CEO e Founder da Shipay. Um ponto que chama muita atenção é que os números acima refletem uma adesão completamente orgânica, tendo em vista que a Porto Seguro não chegou a divulgar a solução quando ela foi lançada.

Fluidez na adesão

Uma vez que a solução foi disponibilizada no app, o uso fluiu naturalmente. “Nitidamente a gente percebe que o cliente da Porto Seguro está muito acostumado com inovação, é um cliente diferenciado. A própria Porto Seguro já tem esse posicionamento inovador, de trazer funcionalidades. Essa é mais uma feature que corrobora com essa imagem da seguradora de estar na vanguarda, de sempre gerar inovação para os seus clientes”, acrescenta Coimbra.

Vale lembrar que o produto também garante uma vantagem operacional para a Porto Seguro, tendo em vista o aumento da adesão ao PIX e as funcionalidades da ferramenta que aos poucos são liberadas pelo Banco Central. Paulo Loureiro, COO e Founder da Shipay, destaca o papel da tecnologia da empresa dentro dessa solução. “Nosso maior diferencial é simplificar aceitação e manutenção de múltiplos provedores de Pix (PSPs) e carteiras digitais através de uma única aplicação. Sabemos que o mercado está ansioso pela chegada das novas features do Pix divulgadas pelo Banco Central e certamente a Shipay tem um papel importante de tornar operacional com o mínimo de esforço dos nossos parceiros”. Loureiro explica ainda que a Shipay foi desenvolvida sobre uma arquitetura voltada para pagamentos digitais, compatível em multicanais (app, e-commerce, ERPs) e preparada para soluções na nuvem com alta disponibilidade e escalabilidade.

Flexibilidade para o cliente, dinamismo para a marca

Somente em 2020, os brasileiros movimentaram R$ 1,18 trilhão em pagamentos com cartão de crédito, alta de 2,6% em relação ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Com um mercado dessa relevância, é fundamental que os players tenham dinamismo e preparo para oferecer inovação aos seus clientes, tendo em vista a forte competitividade neste setor.

Neste sentido, Coimbra ressalta a beleza da solução co-criada com a Porto Seguro. “Ela permite que os clientes da Porto, dentro do próprio ecossistema da seguradora, tenham acesso a pagamento instantâneo dentro dos canais da empresa. Essa possibilidade do cliente liberar automaticamente o limite de crédito, pagando a fatura parcial ou integral com o PIX, permite que o cliente continue se relacionando com o produto e gera uma eficiência operacional muito grande para a Porto Seguro”, reforça.

A velocidade de adesão do PIX também trouxe muito em termos de aprendizado para todo o corpo da Shipay e isso se traduziu na capacidade da empresa em desenvolver uma solução funcional e conectada com as necessidades atuais. “A instantaneidade e o baixo custo do Pix aceleraram a curva de adoção no Brasil todo. Essa realidade nos ensinou muito sobre a necessidade de sermos mais ágeis, mas ao mesmo tempo sem perder o foco de robustez e segurança. Tenho muito orgulho de poder contribuir nessa revolução em meios de pagamentos e lançar projetos como esse com a Porto Seguro que é referência no segmento e que compartilha valores importantes para nossa empresa”, reforça Loureiro. Apenas nos três primeiros meses de operação, o PIX teve um volume de transações cinco vezes maior do que as TEDs, de acordo com dados da Axur, consultoria de monitoramento de riscos digitais.

Além dessa parceria, a Shipay vem desenvolvendo uma frente muito dinâmica de serviços e produtos para varejistas, microempreendedores, grandes empresas e também soluções voltadas exclusivamente para o e-commerce. Quer saber como podemos simplificar os pagamentos digitais na sua empresa? Clique aqui e vamos conversar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080