--
A AFRAC recebeu retorno quanto a instabilidade ocorrida no ambiente autorizador da Sefaz/MG. Encaminhamos a todos para ciência:
“No dia 14/11/2020, entre as 10:00 e 13:00 horas, e no dia 17/11/2020 , no período de 09:45 às 13:45 horas, o ambiente de infraestrutura do sistema de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e apresentou momentos de instabilidade. Esta situação foi identificada pelas equipes técnicas da Superintendência de Tecnologia e Informação da SEF/MG que, imediatamente, mobilizou seus analistas e servidores para adoção de medidas remediadoras no sentido de restabelecer o funcionamento do sistema no menor prazo possível.
Como resultado destes incidentes os contribuintes emissores destes documentos fiscais perceberam, neste período, um aumento expressivo do tempo para concluir as suas transações e/ou indisponibilidade dos serviços providos pela SEF. Nestes casos, houve a necessidade de acionamento da emissão dos documentos em modo de contingência, de forma “offline”, com envio posterior dos documentos fiscais para a SEF/MG (a partir do restabelecimento do seu ambiente operacional). Esta situação provocou transtornos e desconforto para muitos usuários do sistema.
Após intenso trabalho das equipes técnicas da STI e das empresas contratadas para prestação de suporte técnico no ambiente operacional da SEF/MG, as causas raízes dos incidentes foram identificadas e todos os problemas de infraestrutura diagnosticados foram sanados.
Cientes dos problemas provocados aos usuários do NFC-e, cabe à SEF/MG reconhecer as instabilidades e indisponibilidade apresentadas nos períodos acima mencionados, esclarecer os fatos, aceitar as críticas dos usuários que foram afetadas por estes incidentes e pedir desculpas pelos transtornos gerados. Vamos continuar trabalhando, incansavelmente, para evitar que situações como estas se repitam e buscaremos implementar soluções cada vez mais robustas visando atender os anseios dos nossos usuários e contribuintes. Permanecemos à disposição para dialogar com os nossos usuários no intuído de esclarecer os problemas que enfrentamos nestes períodos.”