Varejo online: 14 tendências para o e-commerce em um cenário pós-pandêmico

Artigo produzido pela nossa associada, Shipay.

Depois de atravessar um ano de muitos desafios e testes de resiliência, o varejo agora se encontra em um momento de buscar caminhos para se reinventar na fase pós-pandêmica que vem pela frente. Com foco em direcionar diversos setores para uma recuperação neste momento sem precedentes, a KPMG elaborou o estudo “Tendências e novas realidades: 1 ano de Covid-19”.

Para o artigo de hoje, eu selecionei alguns dos principais apontamentos direcionados para o varejo online. Afinal, essas discussões são imprescindíveis para que varejistas de diferentes segmentos entendam como caminhar na melhor direção daqui para frente. Deixo também algumas considerações para pontos que são cruciais para o comércio eletrônico neste momento.

Varejo online

O e-commerce teve um papel de protagonismo com as circunstâncias de isolamento social. As mudanças não são pontuais e mesmo no cenário pós-pandemia as projeções apontam um espaço de muito crescimento nas vendas online. Para este segmento, vale destacar algumas tendências destacadas pela consultoria:

  • Varejo físico e digital precisam dar suporte um ao outro para atender as expectativas do cliente.
  • Foco na segurança do cliente. O varejo online precisa deixar claro que é seguro e proteger as informações do cliente acima de tudo.
  • Coletar dados constantemente e gerar respostas adequadas para as demandas do consumidor.
  • Investimento em inteligência de dados para conseguir dar atendimento personalizado.
  • Aplicativos, experiências bem pensadas para o mobile e WhatsApp são importantes ferramentas de impulso para o e-commerce.
  • Uso de vídeos, mídias sociais e presença de influenciadores para impulsionar compras por aplicativos.
  • Investimento em atendimento via chatbot, principalmente para responder as perguntas mais frequentes.
  • Aos varejistas de grande porte: investimento em realidades aumentada e virtual para melhorar a experiência de compra.
  • Adoção de novas políticas de troca e devoluções, com primeira troca tendo direito a frete grátis. Neste ponto é importante acrescentar um adendo: o investimento em logística reversa é crucial como estratégia para fidelizar clientes. Vale lembrar que o Global Web Index de 2020 apontou que frete grátis é a principal razão apontada entre os entrevistados para comprar online.
  • Investimento em logística urbana.
  • Criação de clube de compras ou serviços de assinatura.
  • Investimento em pagamentos digitais. Novamente faço uma observação extra neste ponto: é importante lembrar que além da adesão aos pagamentos digitais estar crescendo, eles representam uma economia muito grande de custos para o varejista. Substituir boletos bancários pelo Pix, por exemplo, pode sair até 20 vezes mais barato para o dono do e-commerce.
  • Presença cada vez mais forte de fabricantes no e-commerce, com o crescimento do D2C (Direct to Consumer). Globalmente, a PepsiCo é um case de sucesso neste segmento.
  • A era das plataformas. Crescimento do e-commerce tem impulsionado o movimento das gigantes do mercado e muitos negócios estão aderindo a plataformas de vendas.

A Shipay vem acompanhando o crescimento robusto do e-commerce tanto no Brasil quanto globalmente e oferece soluções de integração para varejistas do e-commerce. Como destaquei acima, a questão do custo inferior em comparação a outros métodos de pagamento é apenas uma das vantagens. Tendo em vista os novos hábitos de consumo, oferecer essas opções de pagamento deve ser parte fundamental das estratégias de negócio para o cenário de pós-pandemia.

Nossas soluções são entregues de acordo com a necessidade de nossos clientes, pois entendemos que cada negócio tem desafios distintos. Quer entender como simplificar seus pagamentos sem burocracia? Clique aqui!

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