-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



Transparência: com sistema da Shipay, varejista tem Pix e carteiras digitais totalmente conciliados

Ferramenta oferece mais de 50 regras de negócios para verificar inconsistências, automatiza conciliação, reduz custos e dá mais segurança para a operação das empresas.

No comércio e nas grandes corporações, um senso comum muito perigoso é o que leva muitas empresas à ruína financeira: pensar somente em lucro. Aumentar as vendas e crescer o negócio é sempre um caminho positivo, mas se o lucro não vier acompanhado de monitoramento e atenção ao fluxo e gestão de caixa, é muito fácil se enveredar por um caminho confuso, perder a noção das contas e acabar vendo o negócio fora dos trilhos. Entre os serviços da Shipay, sempre destacamos a integração do Pix e outros pagamentos digitais diretamente no sistema de caixa do varejo, mas este artigo veio para dar luz a outra funcionalidade que oferecemos tão importante quanto às outras: a conciliação de caixa.

“Ter controle dos recebíveis é vital para manter o equilíbrio do fluxo de caixa do varejo e a conciliação cumpre um papel importante de garantir que não houve falhas operacionais e eventuais cenários de fraude”, destaca Paulo Loureiro, Co-Founder e COO da Shipay.

Com a entrada e crescimento de pagamentos por QR Code, tais como as carteiras digitais Mercado Pago, Pic Pay, Ame, Pag Bank, criptomoedas, e principalmente o Pix, o varejista se vê diante da necessidade de modernizar seu negócio e oferecer esses métodos de pagamentos à sua base de clientes, mas junto a isso vem também a necessidade de ter esses pagamentos monitorados e conciliados.

Não conciliar pagamentos digitais atrasa inovação no varejo

“O Pix, apesar de ser muito grande e ter muito volume transacional, ainda é muito novo, então ainda gera problemas para vários players. Podem ser problemas de configuração, falhas em atualizações que acabam gerando erros em transações. São muitos players que participam do sistema do Pix, cerca de 750 participantes, e nem todos eles têm a mesma robustez tecnológica. Quando você olha uma varejista de médio ou grande porte, com um volume muito grande de transações, vai ter ali um percentual de informações que não estão fluindo da maneira adequada e é muito importante que essas empresas saibam exatamente quais são todas as transações de Pix que estão entrando no caixa, para que possa ser feita a conciliação e o fechamento correto”, explica Luiz Coimbra, Co-CEO e Founder da Shipay. Vale lembrar ainda que a conciliação financeira é igualmente importante para corporações que emitem e recebem pagamentos digitais.

A falta de conciliação pode forçar grandes empresas a dar um passo atrás em seus processos de modernização. Coimbra comenta, por exemplo, que chega a acontecer de uma grande varejista começar a receber via Pix e precisar desligar essa opção pouco tempo depois por não contar com uma conciliação de caixa para esses pagamentos. Não ter a visibilidade de onde esse dinheiro está vindo acaba colocando as operações em risco.

“O que a Shipay busca fazer é dar cada vez mais insumos que facilitem essa conferência. Hoje, a gente provê relatórios e informações que amarram a compra que foi feita no caixa com o valor, dia, hora, qual foi o caixa que recebeu, em qual loja, todas essas informações permitem uma conferência mais simples e precisa desses pagamentos”, detalha Charles Hagler, Co-CEO e Founder da Shipay.

Redução de custos e segurança

Empresas de médio e grande porte, em geral, contam com áreas dedicadas para conciliação de caixa dentro de seus departamentos financeiros, tamanho o volume de transações para verificar. Além de pagamentos por cartão, boleto e dinheiro em espécie que já entrava nesta contabilidade, surge um volume robusto de entradas e saídas feitas via pagamentos digitais, principalmente com o Pix. Com a solução da Shipay, essas empresas podem economizar recursos e não há necessidade de inflar seus departamentos financeiros. O sistema é totalmente automatizado e instantâneo, com todas as transações feitas por pagamentos digitais 100% conciliadas. Além disso, a tecnologia envolvida no sistema permite uma conferência mais assertiva e segura.

“O varejista vai saber que o cliente pagou, em relação a qual mercadoria foi o pagamento, verá que o dinheiro entrou e que foi tudo liquidado. Se o valor entrar de uma forma diferente, o sistema de conciliação da Shipay tem mais de 50 regras de negócios para validar inconsistências, que podem acontecer porque a ferramenta do pagador não mandou todas as informações, um cliente que pagou como transferência Pix em vez de enviar um pagamento, uma transação duplicada, duas carteiras enviando a mesma informação, etc. A ferramenta da Shipay vai conseguir mitigar todas essas inconsistências para garantir que aquele varejo ou estabelecimento saiba: registrei uma venda, recebi o dinheiro dessa venda, esse valor entrou no meu caixa e já está totalmente conciliado aqui”, explica Coimbra. Importante também destacar que o sistema de conciliação é totalmente agnóstico, ou seja, funciona para qualquer banco ou instituição financeira que o varejo tenha relacionamento.

A importância da conciliação em datas comerciais

Datas importantes como Dia das Mães, Natal, Black Friday, são extremamente importantes para o varejo e representam aumento do volume das transações. Justamente pela movimentação atípica dos caixas nas proximidades de datas como estas, a conciliação ganha ainda mais importância como ferramenta de facilitação da operação e segurança. “Nas datas comemorativas, por um lado se espera um volume maior de vendas, mas por outro aumenta a complexidade operacional do dia dia, com fluxo elevado de circulação dentro das lojas e muitas vezes com operadores temporários, o que induz ao erro humano. A conciliação, neste sentido, é um grande aliado para manter fluxos e processos inalterados em datas com picos transacionais”, acrescenta Loureiro.

O sistema da Shipay acelera as vendas e a conciliação, sem gerar nenhum tipo de custo operacional ou aumento de custos com a equipe financeira, a ferramenta acaba otimizando todo o trabalho da empresa.

Quer ter receber pagamentos por Pix e carteiras digitais direto em seu software de vendas e com todos os valores conciliados no seu caixa? Fale com a Shipay!

Acompanhe nossos informativos e o Blog AFRAC e fique por dentre das principais notícias sobre o Setor de Automação para o Comércio.

Continue com a gente em nossos canais de comunicação. Nos siga nas redes sociais.

Nosso canal no Youtube: https://bit.ly/3BoF2QY 
Nossa fanpage no Facebook: https://bit.ly/31blOC9 
Nos siga no Instagram: https://bit.ly/3vWrKdG 
Nossa fanpage no Linkedin: https://bit.ly/3mlydvq 
Nos siga no Twitter: https://bit.ly/2Zt1NpK  

 

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080