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A agenda robusta do Banco Central em relação ao Pix deixa tanto os players do mercado quanto o usuário comum cheios de expectativas e questionamentos sobre as novidades constantes. Aqui é interessante fazer uma pausa e analisar mais de perto uma ferramenta já existente. Lançada ainda no primeiro semestre 2021, como é o caso do Pix Cobrança.
O varejo ainda precisa se educar a respeito deste tema. Tendo em vista os benefícios que o uso mais amplo do Pix Cobrança pode trazer para o dia a dia do negócio. No varejo, podemos considerar a ferramenta como uma evolução do boleto.
Tanto pelo ponto de vista de economia, considerando que os custos do Pix para o varejista são infinitamente menores do que os custos de emissão de boleto. Bem como do ponto de vista de celeridade, já que o boleto pode levar até três dias úteis para ser compensado, enquanto no Pix Cobrança a compensação é imediata.
Mas se antes o Pix não permitia a flexibilidade de colocar uma data de vencimento para o pagamento, inclusão de juros ou descontos, essa ferramenta já resolveu este problema. Nese aspecto, os benefícios se expandem também para empresas que oferecem serviços de assinatura ou mensalidade, tendo em vista a possibilidade de aplicar descontos promocionais ou multas em caso de atraso na data de pagamento.
Recentemente, a consultoria Gmattos realizou um estudo mostrando o avanço da adoção do Pix no varejo. Embora a plataforma do Banco Central venha crescendo tanto no ambiente físico quanto no digital. Fica mais evidente o patamar muito mais avançado que o Pix garantiu no online. Nas lojas físicas, o pagamento via Pix praticamente dobrou na comparação entre o primeiro e o segundo semestre do ano, mas o uso ainda é tímido em comparação a outros meios de pagamento (salto foi de 1,16% para 2,16%). Já no e-commerce, o uso do Pix cresceu de 32,2% para 40,7% somente entre maio e julho deste ano. A consultoria ainda ressaltou um dado importante:
Em comparação aos pagamentos com cartão de débito, o uso do Pix pode representar de 2 a 3 vezes mais faturamento para a loja.
Esses dados são importantes para reforçar ao varejista a importância de se manter atualizado com as transformações que estão acontecendo. A Shipay, como parceira do varejista, entende a dor do comerciante que vem acompanhando o avanço do Pix no mercado, mas em um primeiro momento ficou reticente para entender como acrescentar essa plataforma em suas opções de pagamento.
É exatamente neste ponto que a Shipay surge como facilitadora. Uma vez que entrega as ferramentas necessárias para que o varejista tenha o Pix totalmente integrado em seu sistema de caixa. Seja em lojas físicas, e-commerces ou canais digitais corporativos (para pagamento de faturas de cartão, seguros, etc). Entendemos a velocidade da agenda do Pix e nos posicionamos de forma vanguardista e proativa. Sempre no sentido de facilitar o uso do Pix no varejo. Nossos parceiros e clientes que quiserem utilizar o Pix Cobrança e ter os pagamentos totalmente integrados e conciliados em seus sistemas de caixa, tem essa possibilidade com a Shipay.
Em nossa visão, entendemos que o que existe do Pix ainda é só a ponta de um grande iceberg. O varejista ainda terá um universo de possibilidades para explorar, melhorar a experiência de compra para seus clientes e aumentar as vendas. Estamos diante de uma revolução no mercado de pagamentos e entendemos que nossos parceiros e clientes são os grandes protagonistas desta transformação.
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