-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



Curso: Códigos Bidimensionais – 2D: Como implementar?

A capacidade de capturar, armazenar e processar a infinidade de dados que são gerados diariamente se tornou fator fundamental para a sobrevivência de empresas e para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Não seria nenhuma surpresa se houvesse uma transformação nas rotinas nos processos de automação.

Há 50 anos nasceu a tecnologia que revolucionou a automação utilizada até hoje nos caixas do varejo, que são os códigos de barras presentes em todos os produtos que consumimos.

Mas, como toda evolução natural devido ao avanço dos processos e automação, as tecnologias de identificação estão mudando, assim como as necessidades da indústria e do varejo, e o Código 2D está chegando como a solução para atender as exigências atuais do mercado e dos consumidores.

O Código 2D, como o próprio nome já diz, é um código bidimensional, que possui a capacidade de armazenar muito mais informações que o Código de Barras linear, como data de validade, lote e número de série, por exemplo. Enquanto o código de barras carrega 13 dígitos, o Código 2D, GS1 DataMatrix ou o GS1 QR Code, pode conter cerca de milhares dígitos, além disso, pode ser impresso em uma área bem menor na embalagem.

Estamos falando de uma verdadeira revolução tecnológica, possibilitando à indústria, ao varejo, seja físico ou digital, simplificar processos, melhorar a gestão de estoques, a administrar a data de validade, além de prevenir perdas.

Para os consumidores, permite a autenticidade dos produtos e uma melhor experiência de compra.

As possibilidades que serão geradas pelo uso do Código 2D são enormes, pois além de carregar dados mais completos sobre o produto, também pode direcionar a links de internet para especificação da sua composição, informações nutricionais úteis para alérgicos ou com dieta restritiva, informar sobre a cadeia produtiva para fins de rastreabilidade e sustentabilidade, direcionar a fotos e vídeos, avaliações sobre o produto, páginas promocionais, garantir a autenticidade do produto comprado e muito mais.

A GS1 está apoiando a Indústria em todo o mundo para fazer a transição do código linear para o código 2D e explorar as novas possibilidades de negócios hoje e no futuro.

Para saber mais, entre em contato com nossa área de relacionamento: https://bit.ly/3OeGmha

AFRAC

Esteja à frente sempre!
Seja o primeiro a saber das novidades do segmento e mantenha o seu negócio inovador e rentável. Associe-se!



Endereço

R. Prof. Aprígio Gonzaga, 35
Conjunto 64
São Judas, São Paulo - SP, 04303-000



Contatos

 Telefone: +55 11 3284-7080