--
Comunicamos que foi publicada na data de hoje (01/08/2024) a Nota Técnica 2024.002, versão 1.0, referente a adaptação dos sistemas autorizadores de Documentos Fiscais Eletrônicos (DFe) vigentes para utilização de leiaute padronizado, que permita aos contribuintes informarem os dados relativos ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS).
A referida NT trouxe importantes mudanças para a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Essas alterações fazem parte da reforma tributária em andamento no Brasil, focada no IBS, CBS e IS.
Principais alterações:
Destacamos que as datas para versão inicial com a previsão dos campos dos IS, IBS e CBS na NFC-e e NFC-e, são 01/09/2025 (teste) e 31/10/2025 (Implantação de produção)
Entretanto, as infraestruturas autorizadoras de Documentos Fiscais Eletrônicos (DFe) das Unidades Federadas e Municípios, além das aplicações e sistemas dos contribuintes, deverão estar preparadas para a implementação dessas alterações, com previsão de entrada em produção a partir de 31 de outubro de 2025, e efetiva operacionalização a partir de 1º de janeiro de 2026.
Os grupos de trabalho da AFRAC irão analisar tecnicamente este documento para avaliar os impactos e levantar eventuais dúvidas para posterior encaminhamento ao Fisco.
Para mais detalhes, acesse o documento completo na integra clicando aqui
Acompanhe nossos informativos e fique por dentre das principais notícias sobre o Setor de Tecnologia para o Comércio e Serviços.
Fonte: Portal SVRS