-- AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços



Orientação do nosso VP de Relações Institucionais, Edgard de Castro, sobre a tecnologia Open Banking, é citada em artigo da Folha de São Paulo.

Atualizado em: 02/12/2020

A edição do último dia 30 de novembro do jornal Folha de São Paulo apresentou uma série de conteúdos sobre Open Banking, e a orientação do nosso vice-presidente de Relações Institucionais, Edgard de Castro, sobre essa tecnologia, foi citada em um dos artigos.

Por Folha de São Paulo em 30.11
“Os iternautas”

“O open banking, ao permitir a troca de informações entre instituições financeiras, criará maior oferta de produtos e serviços financeiros diferenciados para os clientes. Mas é preciso sempre respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e a autorização do cliente para essa troca.” Edgard de Castro, VP de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Automação para o Comércio e Serviços (São Paulo, SP).

“Em tempos nos quais a ordem do dia é a disrupção, é ótimo ver que a grande mídia nacional, como a Folha, está inovando, levando à sociedade conhecimento de alta qualidade.” Yasmin Waetge advogada (Paris, França)

“O novo sistema afetará nossa maneira de consumir, de alugar o apartamento, de ter uma melhor gestão do dinheiro. Open banking é um processo, não uma finalidade. Se bem feito por parte do regulador, beneficiará o Brasil inteiro.” Jeremie Leclercq empreendedor (São Paulo, SP).

“Trata-se de uma mudança da qual não há mais volta e, sem dúvida, um caminho necessário para a inovação. Fico apenas preocupado com o fator segurança e se realmente os ‘menores’ estão aptos para receber as informações.” Thiago Belletti bancário (São Paulo, SP)

“O discurso colaborativo, de melhoria de propostas na comercialização de produtos e abertura de mercado às fintechs, é uma mudança de paradigma. Não é jornada para iniciantes, muitos ficarão pelo caminho. Como disse o CEO da Mastercard, já foram cinco anos e muito investimento para se preparar. Fintechs e investidores pensam em curtíssimo prazo e alto retorno. Espero que a conta feche.” Mauro Masarin product owner (São Bernardo do Campo, SP)

“Ao longo dos anos, os bancos criaram uma infraestrutura tecnológica robusta que conquistou a confiança dos consumidores. A partir das APIs de open banking, os bancos poderão rentabilizar esse ativo ao permitir que parceiros se utilizem dessa infraestrutura para distribuir produtos bancários para um público mais abrangente.” Tiago Aguiar, superintendente de Novas Plataformas da TecBan (São Paulo, SP)

“Open banking é um passo relevante para a modernização do mercado financeiro. Mudar de instituição financeira pode ser um processo turbulento e, muitas vezes, um impeditivo na busca por melhores opções de produtos financeiros. Esse novo sistema facilita o processo de migração de dados dos clientes e permite colocá-los no centro de todas decisões, estimulando a competitividade entre as empresas do setor.” Lucas Menegazzo estudante (Florianópolis, SC)

“Ao devolver ao cliente o controle sobre seus dados e sobre a decisão de qual serviço contratar com qual instituição, independentemente de relacionamento prévio, o open banking obrigará tanto os bancos tradicionais, quanto as fintechs, a repensar a forma de conquistar e reter clientes, o que, sem dúvida, é positivo para o consumidor.” Antonio Ferreira Junior, administrador de empresas (São Paulo, SP)

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