--
O Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS) disponibilizou, nesta segunda-feira (26), o Volume 2 da Cartilha Orientativa da Apuração do IBS, com foco na utilização do Sistema de Apuração Assistida do IBS.
O material ajuda a entender, de forma prática, como o sistema organiza as informações, consolida os dados e apresenta o resultado da apuração, a partir dos documentos fiscais eletrônicos.
Embora o foco principal sejam os contribuintes que participam do projeto piloto, o conteúdo também é relevante para empresas, contadores e, especialmente, software houses e desenvolvedores de ERP, que precisam se preparar para o novo modelo.
A cartilha reforça que a apuração do IBS deixará de seguir a lógica tradicional por estabelecimento e passará a operar de forma centralizada e automatizada, com base no processamento dos documentos fiscais eletrônicos.
O primeiro volume da cartilha, divulgado em novembro de 2025, teve como foco os aspectos mais técnicos dos documentos fiscais eletrônicos, explicando como suas estruturas e eventos impactam a apuração assistida.
Já o Volume 2 amplia essa visão ao mostrar o sistema sob a ótica de quem vai utilizá-lo no dia a dia, explicando como as informações aparecem na plataforma, como os fluxos de apuração são organizados e como o contribuinte deve interpretar os dados apresentados.
O Volume 2 da Cartilha da Apuração do IBS está disponível para download gratuito no site do Comitê Gestor do IBS, confira através do link: https://www.cgibs.gov.br/cartilha-orientativa-para-emissao-da-nf-e-do-ibs-volume-2-6977b9d25ade8
Fonte: Comitê Gestor do IBS (CGIBS)